RPG Online vs RPG de Mesa

Para aqueles que gostam de jogar RPG, nunca há motivos o suficiente para fazê-los para de jogar, não há distancia, problema, falta de tempo e etc., que os faça abandonarem esse hobby tão sensacional.

Junto com a tecnologia, veio à acessibilidade, sobre qualquer aspecto, o homem tem o poder de se conectar com qualquer pessoa a qualquer momento. Mais que isso, tem a chance de fazer o que quiser, no caso jogar.

O RPG online surgiu a muito tempo atrás, através de um programa em que os jogadores conectavam-se pelo IP, ali podiam jogar com os conhecidos. RPG de fórum também teve sua época de ouro, eram inúmeros temas. O MSN e o Skype passaram a ser indispensáveis para os jogadores que pensavam em ter um jogo mais intimo e dinâmico e ou também utilizando a voz. Após um tempo, surgiu o RPG online em que desconhecidos conectavam-se com facilidade, criavam salas e jogavam o tema escolhido.

O RPG de mesa é o pai de qualquer tipo de RPG. Amigos reunidos em volta de uma mesa com vários papéis, livros, lápis, dados e etc. foi o inicio de uma forma de entretenimento que ainda não caiu em desuso e mesmo com a internet, duvido que um dia parem de jogar dessa maneira.

A diferença entre os dois métodos de jogo é a mesma que difere dentro da sociedade atual, internet x realidade. A internet, a cada dia que passa se torna a realidade de muitas pessoas que não conseguem no mundo real o que encontram online, seja falar abertamente, rir de forma mais leve, se relacionar, inúmeras coisas que só acontecem quando os paradigmas se soltam e aquela ‘mascara’ cai sobre o rosto e essas pessoas passam a ser outra.

Analisando por cima, são pessoas que se juntam para jogar RPG independente da maneira, porém existem alguns pontos, além dos sociais e psicológicos que pode ser aproveitados:

Na internet

  • Jogar a qualquer hora em qualquer dispositivo online (MSN/Fórum/2ic/etc)
  • Expandir o círculo de amigos, conhecendo novas pessoas interessadas pelas mesmas coisas que você.
  • Praticar a escrita e a leitura enquanto se diverte.
  • Aprender a respeitar as diferenças a partir do contato com pessoas desconhecidas.
  • Dar atenção maior aos detalhes do jogo, por culpa da velocidade de resposta em que ele se dá, como também pelo aumento de descrição utilizando a escrita.

Na mesa

  • Escolher uma data de jogo em que todos possam participar e assim ninguém fica de fora.
  • Aproximar-se dos amigos e torná-los íntimos por dividirem horas ao lado um dos outros, fazendo atividades simples como comer e rir juntos.
  • Praticar a forma oral e o pensamento espontâneo. Acostumar-se a falar em publico apontando seu ponto de vista ou mesmo interpretando.
  • Respeitar o ambiente em questão, além de aprender a separar o jogo da realidade com auxilio dos amigos.
  • Usar a expressão corporal, facial, tom de voz para tornar a interpretação mais descritiva e natural sem precisar usar palavras.

Exatamente igual, só que diferente, é o que vejo quando se coloca os dois sobre analise. São benefícios diversos que apenas somam. Vale ressaltar que isso só é valido, pois a internet é tão real hoje em dia do que a própria realidade. Porém, o ser humano necessita da companhia de outros, do calor humano, então, de uma forma ou outra é beneficiária.

Particularmente eu gosto do RPG de mesa, existem momentos em mesa dos quais nunca saíram da cabeça daqueles que participaram momentos épicos ou coisas engraçadas. Sentar junto e passar horas ao lado dos amigos, comendo pizza e bebendo coca-cola em uma sexta-feira (ou outro dia do final de semana) não há nenhuma outra forma de entretenimento que substituía isso. Pois é bom estar com os amigos, trocar ofensas engraçadas, olhares maliciosos, tirar sarro daquele amigo que se irrita, brincar de lutinha. Enfim, é juntar um monte de gente que “se ama” para fazer o que “amam”.

Mas não abro mão das horas de jogo online. Conheci pessoas na internet que passei a ser amiga e tenho contato com elas a mais de 5, 6, 10 anos. Infelizmente não há proximidade, mas com microfone, câmera etc, pode se tornar uma amizade um pouco mais real.

Em questão de RPG creio que das duas formas você se diverte, a diferente é que aquele filme que criamos mentalmente será ‘rodado’ de outra maneira. É muito mais fácil você descrever um cenário usando palavras escritas do que faladas, porém é mais interessante as reações verdadeiras de medo, perigo e raiva quando se está frente a frente à pessoa. Dessa forma, na internet o personagem será um pouco mais distante do jogador, o cenário será mais claro e as ações rolaram com tranqüilidade, até mesmo sem muitos erros. Na mesa, o jogador estará mais perto de seu personagem por intermédio das reações inescapáveis que saltam de nossas expressões, além do pensamento rápido que pode ser melhor ou pior, mas o ritmo bem mais veloz, onde o cenário pode ter um espaço ou outro em branco, mas que se conhece um personagem pelo tom de voz, pelo olhar (coisa que acontece com bons mestres).

Meu conselho para pessoas que nunca jogaram na mesa, é que deixem para trás a vergonha de jogar em grupo frente a frente e também que esqueçam o que outras pessoas falam como “Ah, mas é sempre mó bagunça” e tentem mesmo assim, há sempre uma leve “zona” no começo, mas depois que o jogo inicia todos se focam no jogo e fazem tudo para ele fluir, basta encontrar as pessoas certas.

Para aqueles que só jogam em mesa e nunca utilizaram a internet para jogar, seja fórum ou programa online, o conselho é o mesmo, larguem qualquer preconceito que possam ter e tentem jogar. Terão boas horas de jogo, além de contato com pessoas que nunca imaginariam. Talvez, quem sabe, dar aquele tom mais ‘sombrio’ a um personagem em questão que está difícil fazer na mesa.

Seja como for, onde estiver e com quem estiver, lembre-se que o RPG é apenas um jogo, mas é um jogo que nos leva à inúmeros lugares em que passamos a ser inúmeras pessoas, heróis ou vilões, nada importa, portanto que haja respeito entre os jogadores e a vontade de se divertir usando a imaginação.

Via RPGOnline

 

 

Publicado em 19/10/2012, em Games, RPG. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário